sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Vão ao cinema

Acaba de chegar aos cinemas o mais novo filme de Guel Arraes. Mais uma vez a poesia em forma de coloquialismo dá o ar da graça no roteiro dirigido pelo diretor do inesquecível Lisbela e o Prisioneiro. Romance conta a história de Ana e Afonso, dois jovens atores, que se apaixonam durante a montagem teatral de Tristão e Isolda. “Ao mesmo tempo que recriam a história deste casal mítico que está na origem de todos os casais românticos, eles tentam descobrir para si próprios uma nova forma de se relacionar, menos trágica e mais livre, porém carregada da mesma emoção. Ao narrar o romance contemporâneo de Ana e Afonso, tendo como pano de fundo o romance clássico de Tristão e Isolda, Romance é uma história de amor e uma história sobre o amor.”


Muito além de um realismo sádico, que nos faz sair do cinema querendo ser um Capitão Nascimento ou com medo de encontrar um Sandro, o cinema brasileiro (assim como as balas perdidas) tem acertado em cheio. Fica aqui também a minha recomendação da adaptação cinematográfica do livro de Saramago. Ensaio sobre a cegueira nos faz refletir desde a importância fisiológica da visão a questões mais filosóficas como organização social e autoritarismo. A produção não é propriamente brasileira, mas Fernando Meirelles está lá dirigindo, pra defender nosso futebol.


Aproveitem a promoção da Ancine, que está ocorrendo este mês para os filmes brasileiros, e paguem menos.

2 comentários:

Letreiro disse...

Bem que o filme parece ser legal. E disseram que o Wagner Moura está bem diferente do Capitão Nascimento.

Eu até quero ir, mas as minhas condições econômicas no momento não permitem. Talvez eu veja quando passar na Sessão da Tarde.

PriestessBr disse...

E até a professora Carlinda indicou o filme pro pessoal de Teoria 1. Por conta da relação entre realidade e ficção existente nos personagens do filme, quando atuam nas obras. Sem falar no jogo ficcional de ficção dentro de ficção.