terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Watchmen


[Watchmen está] "para o romance gráfico assim como Dom Quixote está para o romance em prosa – a primeira demonstração, em escala total, dos potenciais maduros de uma nova forma de arte em sua adolescência" (Norman Spinrad)

Em meados da década de 80 o escritor inglês Alan Moore lançou a Graphic Novel Watchmen, reconhecida mundialmente como uma das mais importantes Histórias em Quadrinhos de todos os tempos. Eu acabei de ler o quadrinho e estou fazendo uma resenha sobre ele - e é, realmente, uma das coisas mais interessantes que eu já li (e isso não é exagero!).

Pela primeira vez na minha vida pude ler uma história de super-heróis, com um roteiro extremamente complexo e personagens tão densos psicologicamente que fazem as inquietações de Peter Parker - o Homem-Aranha - parecerem bobas e infantis. Além do mais, a crítica ao mundo Norte Americano exala de cada página.

Se alguém tiver interesse, pode procurar na internet que acha com facilidade o quadrinho piratão, mas fica a dica: ele está sendo novamente relançado, já que o filme de Watchmen estréia agora em 2009. Eu não estou levando muita fé nesse filme, não, uma vez que o diretor é o mesmo que estragou 300, de Frank Miller. De qualquer forma, se alguém tem interesse, fica aí o link para o site oficial do filme e para um bom artigo da Wikipédia sobre o assunto.

Nenhum comentário: